Localizada em área urbana da Cidade de Florianópolis, a Praia de Itaguaçu, tem por limite norte, a ponta do mesmo nome, e, ao sul, uma pequena ponta de pedras, de topônimo não identificado.
É uma praia de mar de baía, águas claras, areia média, de coloração amarelada e de pisar macio, contornada por praças e alguma gramínea silvestre, junto à faixa de areia.
Tem aprofundamento suave, e de muita segurança, pois suas águas são tranqüilas, como um lago, porém sofrem do mesmo problema das praias urbanas, águas impróprias. É bastante freqüentada, inclusive por banhistas, mesmo com riscos sanitários, muito embora o perigo esteja identificado e assinalado pelos organismos ambientais.
Com aproximadamente 670 metros de extensão, largura que varia entre 3 a 20 metros, é considerada uma das mais belas paisagens marítimas do Município de Florianópolis.
Já foi denominada Praia dos Coqueiros, Praia na Ponta do Itaguaçu, Praia do Seu Batista, Praia da Igrejinha e Praia do Canto, mas a denominção atual e oficial é Praia de Itaguaçu. Nome que deriva do tupi-guarani.
Os Carijó chamavam de Itaguaçu a formação de uma grande rocha, dentro d’água, quase ao centro da praia.
Itaguaçu, queria dizer pedra grande e redonda dentro d’água. Ou ainda, cabeça de pedra dentro d’água.
Na atualidade é área de recreio e de encontros da juventude. Possui boa infra-estrutura de lazer e acesso público fácil. Oferece excelentes condições ambientais em panoramas e tranqüilidade, tanto para jovens como para adultos, e de outro lado é uma área residencial nobre da Capital do Estado de Santa Catarina.
Fonte: Guia Digital Florianópolis - IPUF PMF