Guia de Praias: Maior Portal de Praias do Brasil

Formulário de Busca Geral no Portal
ACOMPANHE AS NOVIDADES PELO TWITTER OU FACEBOOK twitter facebook

Paraty

Rio de Janeiro - RJ
       

Galeria de Fotos

Mais fotos

Galeria de Vídeos

Mapa de Localização

Conheça Também

+ 81

Paraty

Patrimônio Histórico Nacional

Paraty possui atrações para todos os gostos e idades, além de seu centro histórico, diversas cachoeiras, trilhas ecológicas, ilhas e praias paradisíacas ao seu redor. Todos esses atrativos contam com serviços locais especializados para atender os visitantes.

"A Cidade de Paraty é considerada um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais perfeitos e harmoniosos do país."

As atrações podem ser classificadas em 5 tipos; históricas, culturais, gastronômicas, de ecoturismo e esportivas. 

Com uma área total de 933 km2 e uma localização privilegiada, Paraty está situada no litoral Sul à 236 kms da Capital do Rio de Janeiro e a 247 kms da cidade de São Paulo. Este trecho possui uma Mata Atlântica muito rica em fauna e flora e isso garante cenas espetaculares aos olhos de quem visita o local.

A Cidade de Paraty é considerada um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais perfeitos e harmoniosos do país. No atual momento a cidade é tombada pelo Iphan "Instituto do Patrimônio Histórico Nacional" e é candidata a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, mas esse título ainda não foi concedido a cidade pois são muitos os critérios de avaliação para essa escolha. Estamos na torcida, mesmo sabendo que Paraty vai continuar sendo um dos lugares mais importantes e charmosos roteiros do nosso país, independente de qualquer título.

As minhas impressões são que a cidade vem se organizando muito bem e o comércio hoje está preparado para receber o povo com muito mais qualidade, as lojas de artesanato, as lojas de roupas, as lojas especializadas em cachaças e produtos naturais, os restaurantes e pousadas, todos se organizaram, melhoraram em seus produtos e serviços e isso faz com que todos encontrem algo que lhe agrade.

Além dessa melhora em todos os aspectos a cidade é e sempre foi muito fotogênica e isso faz com que o turista possa registrar momentos inesquecíveis para sua vida.

Algumas atrações são interessantes para visitar no centro histórico, as igrejas, as lojas, o cais do porto, as construções com detalhes maçônicos, a Casa da Cultura de Paraty com exposições sempre muito interessantes e o resto todo do centro histórico vale a pena conhecer.

Quando se caminha vagarosamente nas pedras "pé-de-moleque" dispostas nas ruas de Paraty, a impressão que se tem é que o tempo parou por aqui e aos poucos você vai entrando no clima da cidade que mais parece um cenário de cinema, as charretes passando pelas ruas, a maré que quando sobe, alaga ruas da cidade, as pessoas, os detalhes e até a pinga que uma vez experimentada, você compra na hora uma garrafa para levar.

As ruas do centro histórico foram todas dispostas de Leste para o Oeste e do Norte para o Sul. Não tem nenhuma delas retas, para defender a cidade, assim quando houve-se uma invasão pirata, os inimigos nunca saberiam se tinha alguém esperando no final do percurso.

Além do carisma do povo paratiense, a cidade conta com uma estrutura receptiva bem equipada e uma rica programação cultural durante o ano inteiro. Os melhores eventos são o tradicional carnaval, o festival da pinga, o reveillon e o evento de maior destaque a FLIP "Festa Literária Internacional de Paraty" que acontece anualmente, em 2011 será entre os dias 06 e 10 de julho

É um dos maiores e mais importantes festivais literários do mundo e em sua 9ª edição, a Flip homenageará Oswald de Andrade, considerado o escritor mais inovador do modernismo. O homenageado foi um dos protagonistas da Semana de 1922, abrindo caminho para grandes nomes, como Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto. 

Clique Aqui e veja a Programação Completa para a FLIP 2011.

Mas não é só de história e cultura que vive o município. Paraty tem ecoturismo, tem surfe, tem gastronomia e muita praia bonita também. 

"Mas não é só de história e cultura que vive o município de Paraty."

Para os mais jovens e aventureiros as praias de Trindade são as preferidas, já que lá as condições são muito boas para a prática de esportes náuticos e ainda são perfeitas para quem busca a tranquilidade junto a natureza preservada.

O asfaltamento da antiga estrada que liga Trindade a BR-101 transformou de vez esse antigo povoado que já teve fama de vila Hippie e hoje em dia possui uma ótima infra-estrutura com pousadas, bares, restaurantes e também serviços como aluguel de barcos para passeios ao Caixadaço e à Praia Brava.

O acesso a estas praias facilitou a freqüência a outras, através de trilha na mata: a Praia do Sono, Ponta Negra, Antigos Grande e Pequeno. A região da Cajaíba, acessível de barco, é mais uma aventura para os turistas. Que constantemente visitam e se fazem acampamentos nas Praias Grande, Deserta, Itaoca, Pouso e Martim de Sá que, mesmo dentro da Reserva Ecológica da Juatinga, vem apresentando grande demanda turística.

Informações Úteis

Prefeitura
Horário de Funcionamento
O horário de funcionamento é das 8h às 17h.
O horário de almoço é das 12h às 13h.

Classificação:
Estância Balneária.

Clima:
Tropical úmido
máxima anual 24 ºC e mínima anual 18 ºC

Perfil Sócio Econômico
Principais atividades econômicas:
Turismos culturais, marítimos e o ecológico.

Números Gerais
Fundação: 1597
Altitude: 2 m
População: 29.544 habitantes
Urbana: 14.066
Rural: 15.478
Ãrea Total: 933,8 km2
CEP: 23.970-000
DDD: 24
Fonte:(Censo 2000/IBGE)

Meios de Hospedagem

3 albergues, com 36 unidades habitacionais
4 apart-hotéis/flats, com 14 unidades habitacionais
1 “cama e café”, com 5 unidades habitacionais
237 hotéis e pousadas, com 3 035 unidades habitacionais
74 pousadas familiares, com 482 unidades habitacionais

Prefeitura Municipal de Paraty - RJ

Como Chegar?

Localização Geográfica
Paraty pertence à Região da Costa Verde, sul do Estado do Rio de Janeiro.

Coordenadas Gerográficas:
Latitude: 23º56'26" S
Longitude: 46º19'47" W

Distâncias:
Rio de Janeiro: 236 Km
São Paulo: 330 km
Cunha: 47 km
Ubatuba: 73 km
Angra dos Reis: 00 km

Limites:
Norte: Angra dos Reis
Sul: Ubatuba
Oeste: Cunha

Dicas do Viajante

estrela estrela estrela estrela estrelaA melhor praia da região

Minha Foto "A praia é dividida por um rio e o lado mais interessante é o oposto a igreja, atravessando o rio que, com a maré baixa, possibilita o acesso por um banco de areia. A profundidade do outro lado do rio é bem maior do que os 0,70m e a água muito mais gostosa. Há um sossego e uma beleza que não conheci em outros lugares. Atualmente,2012, só um bar funciona do outro lado e em feriados e temporada, mas vale levar alguma coisa para comer ou beber e até mesmo fazer um churrasco, desde que, por favor, o lixo não fique lá.Vá conhecer e passe o dia. É um dos últimos paraisos." enviada por Wilson
Fevereiro / 2012

estrela estrela estrela estrela estrelaPraia de Irriguçu e Cidade de Paraty

Minha Foto "Fiquei Encantado c/ a Cidade e o povo de Paraty, pela sua hospitalidade e carisma que recebe os visitantes. O Povo de Paraty me fez Lembrar a minha Cidade Natal, menos de uma semna que estive nesta cidade abençoda por Deus, já estou sentindo saudades de quer voltar e curtir esse Lugar paradisíaco." enviada por Carlos César Da Silva
Janeiro / 2012

estrela estrela estrela estrela estrelaOlhe bem!!

Minha Foto "O centro historico é mt bom. mas basta atravessar a corrente que o preço cai absurdamente!! Experimente!!" enviada por Claudia
Janeiro / 2011

estrela estrela estrela estrela estrelaMatriz

Minha Foto "Igreja dos Remedios" enviada por Flavio
Dezembro / 2011

estrela estrela estrela estrela estrelaVoltando ao Passado

Minha Foto "Vá com tenis ou um calçado bem confortável e macio, pois é difícil andar pelo calçamento do centro antigo. Mas vale muito estar lá." enviada por CARLOS
Dezembro / 2011

estrela estrela estrela estrela estrelaIgrejas não preservadas

Minha Foto "Pena que nem todas as igrejas estejam preservadas e abertas ao público !!!" enviada por Maura
Maio / 2011

estrela estrela estrela estrela estrelaParaty Fantástica !!!

Minha Foto "Paraty é fantástica, desde sua arquitetura que se deve a colonização, a influência maçonica, até as praias e ilhas que tem na região !! Vale muito a pena visitar !!" enviada por Binho Andrienco
Dezembro / 2004

estrela estrela estrela estrelaEscolha

Minha Foto "Podemos dividir Paraty em três áreas de interesse:
1.PRAIAS: Se for este o interesse, vá direto a Trindade (Veja meu comentário);
2. HISTÓRIA: Se for este o interesse, fique na própria cidade, onde poderá apreciar muitos aspectos da cultura colonial brasileira;
3. NATUREZA: Neste caso, o destino seria na Serra da Bocaína, em direção a Cunha, com algumas fazendas abertas a visitação com muita natureza (matas, cachoeiras, etc.) que pode ser apreciada. Há vários restaurantes nesses lugares com comidas típicas e atividades afins, inclusive destilarias das cachaças que também fazem a fama de Paraty.
IMPORTANTE: Entre Cunha e Paraty há um trecho de estrada de terra na Serra que pode estar interditado em algumas épocas do ano. Cunsulte a PRF (12.3133.0287) para evitar surpresas.
CUIDADO: Existe uma verdadeira indústria de multas em Paraty, portanto, tenha muito cuidado onde estacionar, pois, mesmo quando estaciona consentido pelo guarda ele lhe aplica uma multa e ainda debocha do motorista chamando-o de "turista otário", como aconteceu comigo."
enviada por Dênis Stocklos
Outubro / 2010
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
HOME DESTINOS ESPECIAIS ENVIE SUAS DICAS E FOTOS CLIMA HOTÉIS E POUSADAS MAPAS WALLPAPERS CADASTRE-SE GUIADEPRAIAS.TV ANUNCIE NO PORTAL
Hoteis e Pousadas no Litoral
Guia de Praias
© 2011 Guia de Praias - O Maior portal de praias do Brasil
Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução de qualquer foto ou texto deste site.