Guia de Praias: Maior Portal de Praias do Brasil

Formulário de Busca Geral no Portal
ACOMPANHE AS NOVIDADES PELO TWITTER OU FACEBOOK twitter facebook

Ilha Grande

Rio de Janeiro - RJ
       
Grande e Palmas
Foto: André Matos
Foto destaque de

Galeria de Fotos

Mapa de Localização

Conheça Também

+ 11

Ilha Grande

A Ilha Grande representa uma atração a parte na Costa Verde. A biodiversidade encontrada em seu litoral e em suas matas é única em todo o Brasil. São 193 quilômetros quadrados de beleza, incluindo 106 praias, cachoeiras e montanhas, a uma hora de passeio de barco, a partir de Angra dos Reis ou Manguaratiba.

Como toda aquela região, a Ilha Grande era primitivamente habitada por índios tamoios e tupinanbás. Deles recebeu o nome Ipaum (Ilha) Guaçu (Grande). Também foram os nativos que abriram as trilhas utilizadas até hoje. A partir da Vila do Abraão, principal núcleo urbano da Ilha, os caminhos abertos da mata levam a praias e enseadas pouco exploradas.

No passado foi refugio de piratas europeus que se abasteciam de água potável, frutas e lenhas. Com o fim da Pirataria virou ponto de tráfico de escravos. Transformada posteriormente em presídio, (desativado em 1994) e Transformada em APA - (Ãrea de Proteção Ambiental) nos anos 70. Hoje a Ilha encontrou sua vocação para o Turismo Sustentável e é um dos lugares mais bonitos do Brasil para se visitar.

Com 106 Praias, a Ilha Grande tem 155 Km de Litoral, vilas distribuídas em seus 193 Km2 e está localizada a sudeste de Angra dos Reis.

Informações Úteis

Informações sobre o estado do Rio de Janeiro - RJ
Fonte: IBGE

Capital: Rio de Janeiro
População - (contagem - 1996): 13.406.308
Ãrea absoluta (Km2) - 1996: 43.909,7
Ponto mais alto:
topônimo: Pico das Agulhas Negras
localização: Serra do Itatiaia
altitude(m): 2.787,0
Habitante: Fluminense
Clima: Tropical
Número de municípios existentes - 1997: 91
Localização geográfica (da Capital):
latitude: -22o54%3910"
longitude: -43o12%3927"

Como Chegar?

De carro:

Para quem vem do Rio de Janeiro - O Caminho começa na Avenida Brasil e segue pela Rio-Santos, por 155 quilômetros até chegar a Angra dos Reis. Outra opção é seguir pelo Túnel Dois Irmãos, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Santa Cruz e Rio-Santos

Para quem vem de São Paulo - Rodovia Pres. Dutra (BR-116), na altura de Barra Mansa pegar à direita a estrada RJ-155, que passa por Rio Claro e Lídice Cuidado para não entrar para Passa Três e Bananal. De Barra Mansa ao entroncamento da RJ 155 com a BR-101 (Rio-Santos) são 80 quilômetros. Daí até Angra são Mais 15 quilômetros. Outro Caminho para quem sai de São Paulo pela Rodovia Pres. Dutra é seguir até São José e descer a serra pela Tamoios até Caraguatatuba e daí pelo litoral, seguir por Ubatuba, Paraty até chegar em Angra dos Reis.


De ônibus: É a melhor opção, pois na Ilha não circulam veículos. O ônibus para na cidade de Angra dos Reis ao lado do Cais que é de onde partem os barcos para a Ilha.

De avião:
Pegue um avião até o Rio de Janeiro e continue a viagem por terra. O Aeroporto de Angra é considerado de pequeno porte (980m de pista) e comporta pequenas aeronaves.

Quando

Ir: O clima é ameno durante o ano todo e a temperatura aumenta no verão.

O Que levar: Protetor solar, um tênis para caminhadas, prancha de surf, uma máquina fotográfica e máscara de mergulho.

Localização: Está localizada no Litoral Sul do Rio de Janeiro.

Distâncias: Rio 155 km, São Paulo 370 km, Florianópolis 1100 Km.

Informações Turísticas: 365 1175, ramal 2186

DDD: 24

Dicas do Viajante

estrela estrela estrela estrela estrelaAmor eterno....

Minha Foto "Foi lá que conheci o amor da minha vida!!!" enviada por Maria
Dezembro / 2008

estrela estrela estrela estrela estrelaLopes Mendes

Minha Foto "É o paraíso na terra! O lugar é sensacional. Vale a pena visitar a Praia de Lopes Mendes, que fica situada do lado do oceano e não do continente. Portanto, deve-se pegar uma trilha que em alguns pontos pode ser um pouco difícil. Parece que é proibido o acesso pelo mar! No entanto, vale cada passo desta trilha, pois a praia é extremamente bela e por isso é considerada como uma das mais bonitas do mundo. Areia fina e branca e água morna e clara! Espetacular! " enviada por Rodrigo Horta
Novembro / 2009
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
HOME DESTINOS ESPECIAIS ENVIE SUAS DICAS E FOTOS CLIMA HOTÉIS E POUSADAS MAPAS WALLPAPERS CADASTRE-SE GUIADEPRAIAS.TV ANUNCIE NO PORTAL
Hoteis e Pousadas no Litoral
Guia de Praias
© 2011 Guia de Praias - O Maior portal de praias do Brasil
Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução de qualquer foto ou texto deste site.