O local, de grande importância ecológica e histórica, representada pelas ruínas do presídio que ali funcionou de 1904 a 1955, hoje é um Centro Turístico e Ecológico.
O Parque conta com um laboratório do Instituto de Pesca para estudos e 26 alojamentos reservados para pesquisadores, não sendo permitido a permanência na Ilha. Tudo isso para a preservação desta pérola do nosso litoral.
Para os amantes da natureza, a Ilha Anchieta possui trilhas voltadas para a educação ambiental: Trilha do Saco Grande, 1,5 Km, passa pelas ruínas da antiga Vila Militar e do Quartel, cruza trechos de mata e chega à Praia Grande; Trilha da Praia do Sul, 1,2 Km, recompensados no final com uma pequena e gostosa praia, Trilha do Mirante, 895 m, com ampla visão da mata e do mar. As belezas e histórias da ilha, inclusive do presídio lá existente, são contadas em detalhes pelos guias das escunas que transportam os visitantes. As reservas para o passeio podem ser feitas nas operadoras do Saco da Ribeira e também em boa parte dos hotéis, lojas e bancas de jornal.