Guia de Praias: Maior Portal de Praias do Brasil

Formulário de Busca Geral no Portal
ACOMPANHE AS NOVIDADES PELO TWITTER OU FACEBOOK twitter facebook

Ilha do Campeche

Santa Catarina - SC
       
Ilha do Campeche - Prainha
Foto: André Matos
Foto destaque de

Galeria de Fotos

Mapa de Localização

Conheça Também

ONDE FICAR

+ 37

Ilha do Campeche

Inscrições deixadas por uma civilização remota unem-se à exuberância natural para fazer da misteriosa Ilha do Campeche, uma das mais belas atrações de Florianópolis, em Santa Catarina.

A Ilha do Campeche impressiona por sua beleza natural, animais e aves em extinção como o tié-sangue, vivem em meio à Mata Atlântica preservada. Entre as rochas de sua costeira, pode-se ver magníficas piscinas naturais sob águas claras e esverdeadas, desvendando uma rica fauna submarina.

Entre as ilhas oceânicas de pequeno porte a Ilha do Campeche é que tem a praia mais extensa do litoral brasileiro, são 600 metros de areias finas e claras, banhadas por águas verdes e geladas.

Além de todas as belezas naturais, o mais interessante fica por conta das inscrições rupestres, os pesquisadores conseguiram catalogar mais de 150 desenhos espalhados por toda a ilha. São 21 sítios arqueológicos (onde foram encontrados grupos de figuras, restos de comida, sepultamentos, armas, etc), 9 estações líticas (onde eram usadas água e areia para afiar ferramentas) e 1 sambaqui (um amontoado de conchas, onde eram enterrados os mortos e os animais, mas onde foram encontrados também ferramentas e armas).

Basicamente, os desenhos são geométricos e têm formas humanas e de animais. Figuras formadas por meio de círculos, triângulos e quadrados. Além da estranha ocorrência de hexágonos. À beira-mar ou em ilhas, a arte rupestre está presente em quase todo o litoral catarinense e é na Ilha do Campeche onde está a maior concentração.

Estudos demonstram que diferentes grupos humanos viveram na Ilha do Campeche, em diversas épocas. Dos povos primitivos, sabe-se que eram caçadores, pescadores e coletores e que se alimentavam basicamente de moluscos, origem dos sambaquis, grande quantidade de conchas e outras sobras do cotidiano, acumuladas em uma espécie de "lixo pré-histórico". Pontas de lança e de flecha indicam a presença de sambiqueiros itamaracás com hábitos de caça e pesca. Outros estágios de ocupação da ilha seriam o ano 800, pelos índios tupi-guaranis, e o século XVIII, pelos homens que se dedicavam à caça de baleia.

Apesar da Ilha ter sido tombada como patrimônio arqueológico e natural em 19 de julho de 2000 pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A visitação é aberta ao público, desde que se ande acompanhado de guias especializados. Essa medida teve que ser tomada para segurar a depedração causada pelos visitantes, pedras com inscrições foram pichadas e lascadas. Além da preservação da ilha, os guias garantem informação e segurança ao visitante, já que há caminhos perigosos que requerem conhecimento do trajeto.

Outra atitude para preservar a Ilha do Campeche é controlar e monitorar a entrada do público, que no verão são mais de 600 visitantes por dia, por isso o número será limitado.

Não se esqueça que as inscrições rupestres é um patrimônio que deve ser preservado e respeitado. Da Ilha só levem fotos e lembranças na memória.

Informações Úteis

Informações sobre o estado de Santa Catarina - SC
Fonte: IBGE

Capital: Florianópolis
População - (contagem - 1996): 4.875.244
Área absoluta (Km2) - 1996: 95.442,9
Ponto mais alto:
topônimo: Morro da Igreja
localização: Serra Anta Gorda
altitude(m): 1.822,0
Habitante: Catarinense
Clima: Temperado
Número de municípios existentes - 1997: 293
Localização geográfica (da Capital):
latitude: -27o3548"
longitude: -48o3257"

Como Chegar?

De carro: O acesso a Florianópolis é feito pela rodovia BR-101 (as obras de duplicação da rodovia estão quase concluídas). Depois siga em direção ao Sul da Ilha de Florianópolis, até a praia da Armação. Da Armação, pode-se pegar um barco por R$ 10,00 e a travessia leva cerca de 40 minutos. Existem também opções de passeios saindo da Barra e de Canasvieiras.

De avião: O aeroporto de Florianópolis recebe vôos de diversas cidades Brasileiras.

O Que levar: equipamento de mergulho, um tênis para caminhadas, Protetor solar e uma máquina fotográfica.

Localização: Litoral de Santa Catarina, região Sul do Brasil.

Distâncias: Curitiba 300 Km, Camboriú 83 Km, São Paulo 700 Km, Rio de Janeiro 1114 Km, Porto Alegre 476 Km.

Informações Turísticas: Na barraca de informações turísticas (Localizada no meio da praia) pode-se marcar um passeio para conhecer as inscrições rupestres ou fazer um mergulho na costeira.

DDD: (48)

Disk Turismo: 224 1516

Dicas do Viajante

Se você já visitou este atratativo e sabe de alguma dica útil, compartilhe com outros leitores e concorra a prêmios do Guia de Praias, além de estar contribuindo para que os outros também possam compartilhar boas experiências com você.
Formulário de Cadastro
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
HOME DESTINOS ESPECIAIS ENVIE SUAS DICAS E FOTOS CLIMA HOTÉIS E POUSADAS MAPAS WALLPAPERS CADASTRE-SE GUIADEPRAIAS.TV ANUNCIE NO PORTAL
Hoteis e Pousadas no Litoral
Guia de Praias
© 2011 Guia de Praias - O Maior portal de praias do Brasil
Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução de qualquer foto ou texto deste site.