Pelas ruas da cidade portuária, navega-se na secular história contada por igrejas, forte, escadarias e construções ecléticas do início do século XX. Mas a quatrocentona cidade harmoniza o passado com o futuro, compondo suas paisagens com arrojadas construções e prédios antiquíssimos.
A Baía de Vitória e seus portos produzem imagens inusitadas da integração mar e terra. A avenida Beira-Mar, que margeia o Centro da cidade, e o mar da baía colocam carros e navios lado a lado, como se dividissem uma mesma pista. Dos seis portos do Espírito Sant o, três estão na Capital, inclusive o mais antigo deles, o Porto de Vitória, às margens da área central da cidade.
As pontes também são uma atração à parte na ilha de Vitória. A cidade atravessa o mar rumo ao continente em seis pontes. Entre elas destacam-se a Ponte Florentino Avidos, construída em 1927. Composta por estrutura metálica vinda da Alemanha, a ponte tem cinco vãos, origem do apelido de "Cinco Pontes". A maior obra pública já realizada no Estado é a Ponte Darcy Castelo Mendonça, ou Terceira Ponte. Em seus 3,3Km, tem-se uma belíssima visão da Baía de Vitória, das praias e ilhas, portos e do Convento da Penha.
A paisagem natural também surpreende pela variedade. Da luminosidade e do calor do mar ao aconchego verde das montanhas, percorre-se a distância com um olhar. Em 81Km² de área, a cidade reúne belas praias e reservas naturais da Mata Atlântica nos morros. Os parques da cidade e o planetário de Vitória são atrações que o município oferece aos moradores e visitantes da cidade.
Vitória, com aproximadamente 265 mil habitantes, é a principal ilha de um arquipélago de 34. A cidade é o centro da Região Metropolitana, que congrega cinco municípios e abriga cerca de 40% da população do Espírito Santo.