Guia de Praias: Maior Portal de Praias do Brasil

Formulário de Busca Geral no Portal
ACOMPANHE AS NOVIDADES PELO TWITTER OU FACEBOOK twitter facebook

Reserva do Arvoredo

Santa Catarina - SC
       
Ilha das Galés
Foto: André Matos
Foto destaque de

Galeria de Fotos

Mapa de Localização

Conheça Também

+ 17

Reserva do Arvoredo

Reserva Biológica do Arvoredo está situada na costa catarinense , 11 km ao Norte de Florianópolis é formada pela Ilha da Galés , Calhau de São Pedro , Ilha Deserta e a Ilha do Arvoredo que dá nome e delimita o Sul da Reserva.

Além dos citados no parágrafo à cima, encontram-se dentro da Reserva o Ilhote das Galés, pequena ilha alguns metros a leste da Galés , Ilhotes do Arvoredo a leste da ilha principal, a Pedra do Boi à oeste do Portinho Norte do Arvoredo, Lage da Deserta que é uma porção rochosa submersa que se estende ao Norte da Ilha Deserta e a Pedra Nocceti localizada 2 milhas à sudeste da Galés em uma profundidade de 10 metros.

Criada através do Decreto Federal n 99.142/90, a Reserva contém um importante sítio arqueológico formado por sepultamentos característiscos da ocupação humana há 4000 anos. O naufrágio do cargueiro Lili em 1958 na Ilha da Galés representa uma marca mais recente da presença humana.

Por ser o encontro das correntes Tropical e Subtropical , que banham todo litoral brasileiro, é possível encontrar exemplares da Fauna típicos de águas quentes e também animais característicos de regiões frias como : Lobos-marinhos , Pingüins e Baleias Franca.

A Ilha do Arvoredo é a maior de todas da Reserva, com 270 hectáres cobertos de Mata Atlântica . Na face Sul funciona um farol construído no século 19 e uma base do Ibama que controla a pesca e fiscaliza a Ilha 24 horas por dia . O desembarque só é permitido com autorização do Ibama.
Devido a sua distância da costa , as águas do Arvoredo encontram-se quase sempre translúcidas com uma visibilidade extraordinária . Várias operadoras de mergulho da região realizam saídas freqüentes para Ilha , onde a caça submarina é proibida mas é possível avistar e fotografar várias as espécies de peixes como; Xaréu , Mero ,Garoupa , Olho de Boi, Peixe Morcego e muitos invertebrados , Crustáceos e corais diversos.

Como o vento predominante é o Nordeste , a face Sul proporciona um bom ancoradouro com fundo de areia em torno dos 15 metros de profundidade.

Informações Úteis

Informações sobre o estado de Santa Catarina - SC
Fonte: IBGE

Capital: Florianópolis
População - (contagem - 1996): 4.875.244
Ãrea absoluta (Km2) - 1996: 95.442,9
Ponto mais alto:
topônimo: Morro da Igreja
localização: Serra Anta Gorda
altitude(m): 1.822,0
Habitante: Catarinense
Clima: Temperado
Número de municípios existentes - 1997: 293
Localização geográfica (da Capital):
latitude: -27o3548"
longitude: -48o3257"

Como Chegar?

O Município de Bombinhas constitui-se numa excelente base de apoio das ilhas que
formam a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Patrimônio Ecológico Nacional.

De carro: O acesso é pela rodovia BR-101, no viaduto para Porto Belo.

As obras de duplicação da rodovia BR-101 neste trecho já estão quase concluídas. Da BR-101 até Bombinhas passando por Porto Belo e Bombas a pavimentação está concluida , inclusive com o asfalto chegando em Quatro lhas. O acesso para Mariscal e Canto Grande, partindo de Bombinhas é feito por um morro com estrada de terra . Tentar chegar nas praias da Tainha e Porto da Vó em dias de chuva é totalmente desaconselhável.

De avião: As companhias Rio-Sul e TAM tem vôos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Navegantes, a cerca de 40 minutos de Balneário Camboriú. Outra opção é pegar um avião até Florianópolis e continuar a viagem de taxi ou ônibus. O aeroporto de Florianópolis possui opções de vôos para outras cidades Brasileiras.

O Que levar: Protetor solar, equipamentos de mergulho, um tênis para caminhadas e uma máquina fotográfica. Localização: Norte do litoral de Santa Catarina.

Melhor época: Para o Turismo a melhor época é o verão, quando a temperatura da água é mais quente chegando a 25 graus. O mergulho é praticado o ano todo. Nos Meses de Maio a Julho algumas praias ficam fechadas para a pesca da Tainha

Distâncias: Florianópolis 65 Km, São Paulo 660 Km, Curitiba 260 Km, Joinville 125 Km, Itajaí 35 Km, Porto Alegre 563 Km, Rio de Janeiro 1040 Km, Brasília 1500 Km.

Telefones úteis:

Prefeitura de Bombinhas: 369 2350
Informações e denúncias IBAMA: (48) 224 6077
Companhia de Polícia de proteção ambiental: (48) 229 6312

DDD: (47)

Dicas do Viajante

estrela estrela estrela estrela estrelaPraia de Canto Grande em Bombinhas

Minha Foto "Para fazer um passeio até a Ilha do Arvoredo é só chegar na praia de Canto Grande,que oferece vários passeios de barco no seu pier. A praia de Canto Grande é linda,com mar tanto para esportes náuticos como para pegar onda, e ainda de quebra o por do sol mais lindo da costa catarinense.Tem estrada asfaltada com acesso pela praia de Bombas. Vale muito a pena conferir!" enviada por Evly Abreu
Fevereiro / 2012
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
HOME DESTINOS ESPECIAIS ENVIE SUAS DICAS E FOTOS CLIMA HOTÉIS E POUSADAS MAPAS WALLPAPERS CADASTRE-SE GUIADEPRAIAS.TV ANUNCIE NO PORTAL
Hoteis e Pousadas no Litoral
Guia de Praias
© 2011 Guia de Praias - O Maior portal de praias do Brasil
Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução de qualquer foto ou texto deste site.