Guia de Praias: Maior Portal de Praias do Brasil

Formulário de Busca Geral no Portal
ACOMPANHE AS NOVIDADES PELO TWITTER OU FACEBOOK twitter facebook

Lençois Maranhenses

Maranhão - MA
       
Lagoa do Clone
Foto: André Matos
Foto destaque de

Galeria de Fotos

Mais fotos

Mapa de Localização

+ 213

Lençois Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no município de Barreirinhas (MA). Um imenso deserto do tamanho da cidade de São Paulo, com cerca de 70 Kms de litoral e área total de 155 mil hectares.

Constituído por dunas, mangues, restingas e lagoas, este parque é considerado uma formação geológica rara no planeta, apresentando um ecossistema único. As dunas (algumas com 40m de altura) chegam do litoral adentrando em até 25Km da costa. As inúmeras e coloridas lagoas se formam com as chuvas de dezembro a maio totalizando 1750mm de água por ano.

A melhor época para se visitar os Lençóis é de maio até o início de outubro, período em que as lagoas estão cheias, o resto do ano o com a ausência das chuvas, secam as lagoas. Mas segundo os moradores locais algumas lagoas nunca secam.

A possibilidade de andar pelas dunas e banhar-se nas lagoas tornaram-se as principais motivações dos visitantes que procuram o parque, estimulados pela ampla divulgação dessas imagens na mídia nacional e internacional, que transformaram Lençóis em um dos pontos turísticos mais cobiçados do Brasil.

As lagoas de águas claras e doces nascidas em meio ao visual mutante das dunas, podem parecer uma miragem à primeira vista , mas materializam-se aos pés e aos olhos de quem estiver passeando. Soma-se a isso as árvores frutíferas como o Caju e o Mirim, nascidas nos povoados de Queimada dos Britos e Baixa Grande e temos os dois perfeitos oásis do Parque.

Há ainda, cerca de 70Km de praias desertas. A área do parque é visitada por aves migratórias (maçarico-rateirinho e a marreca-de-asa-azul) e tartarugas-marinhas que desovam em suas praias.

"Nos Lençóis Maranhenses formam-se belíssimas lagoas (Alagados) com a água da chuva, uma formação geológica rara no planeta, apresentando um ecossistema único."

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em junho de 1981 e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. 

O município de Barreirinhas, porta de entrada para o parque, localiza-se a cerca de 277 km de São Luis, 4:30h de viagem pela rodovia MA-110. O Parque hoje, conta com boa infraestrutura para hospedagem e locomoção de visitantes. Os passeios são feitos em veículos 4x4 que podem ser contratados nas operadoras de turismo. Para conheçer os atrativos da região é necessário e recomendado que se contrate um guia local.

Conforme o IBAMA, órgão responsável pela preservação desse ecossistema único de dunas, mangues e restingas, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está dividido pela embocadura do rio Piriá, onde a oeste predominam as rias e, a leste, as formações arenosas que formam os chamados lençóis do litoral maranhense. As rias são costas de recortes profundos, onde o mar é raso e as praias lodosas, com manguezais, dunas, restingas e pequenas falésias, enquanto os lençóis correspondem a uma série de dunas que se prolongam desde o Golfão Maranhense até a foz do rio Parnaíba.

É importante ressaltar também que desde de agosto de 2010, é proibido qualquer passeio de quadriciclo no parque, mesmo fora das dunas. (Portaria 63 de 09/08/2010).

A região de Queimada dos Britos têm cerca de 6 Kms de extensão por 3 Kms de largura, o povoado fica localizado dentro do parque, o sobrenome Brito é muito comum por aqui, pois quase todos descendem do primeiro morador do local, o já falecido Manuel Brito.

Existem povoados no parque que são maiores, tais como a Travosa, Tratada dos Carlos, Avenca entre outros, porém os únicos que ficam no meio das dunas realmente são a Queimada dos Britos e a Baixa Grande.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Barreirinhas em 2010 é de 53.746 habitantes. Barreirinhas é o 38º município do Estado do Maranhão em extensão territorial.

Alguns habitantens tiram parte de seu sustento com a Palha do Buriti uma espécie de palmeira, cuja a folha é usada para o artesanato. (Em um mês a palha cresce de novo). Mas as principais atividades, são o cultivo de mandioca para fazer farinha, o turismo, a pesca e a castanha de caju.

No povoado do Mandacau fica o Farol das Preguiças com 38 metros de altura e 19 milhas de alcance. O povo local caça carangueijos no Mangue próximo ao rio preguiça.

Confira Algumas das Atrações Imperdíveis para quem visita os Lençõis Maranhenses 

A Lagoa Bonita é um dos principais atrativos turísticos do Parque Nacional. Para conhecê-la é necessário atravessar o rio Preguiças de balsa e seguir de jipe por uma trilha de areia durante duas horas. Chegando lá é preciso subir uma duna de 40 metros de altura para chegar à lagoa.

Queimada dos Britos e Baixa Grande - Para chegar ao um dos dois oásis, a partir de Sucuruju ( distante 3:30 horas de carro de Barreirinhas) , a caminhada é de 4 horas, sempre acompanhado de um guia.

Os outros atrativos de destaque são: Lagoa Azul; Lagoa Azul-Bonita; Lagoa da Esperança; Lagoa da Gaivota; Atins; Foz do Rio Negro.

Informações Úteis

Informações sobre o Município de Barreirinhas

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, principal atração turística da região.

Fundação 29 de março de 1938
Gentílico barreirinhense

Localização no Maranhão Brasil
02° 44' 49" S 42° 49' 33" O
Distância até a capital 252 km

Características geográficas

Ãrea 3 111,296 km²
População 53 746 hab. IBGE/2010
Densidade 17,27 hab./km²
Altitude 4 m
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH 0,552
médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 154 927,967 mil IBGE/2008
PIB per capita R$ 3 136,32 IBGE/2008

Como Chegar?

Como Chegar: Desembarque na Rodoviária de São Luís e de lá, pegue um dos ônibus que saem regularmente com destino a Barreirinhas, a viagem dura cerca de 4:30 h, por estrada asfaltada. A companhia que opera esse trajeto é a Cisne Branco e as passagens de ônibus podem ser compradas online no site (www.cisnebrancoturismo.com.br).

De carro: Não compensa alugar um carro em São Luís, pois em Barreirinhas, será inútil, no parque somente carros com guias credenciados pelo ICMBIO podem circular.

De avião: O Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado opera vôos regionais, nacionais e internacionais e recebe vôos diários em vários horários das principais companhias brasileiras.

De São Luís para Barreirinhas é possível o aluguel de um monomotor ( até 4 pessoas) no aeroclube de São Luís, viagem de até 1:00 hora, ou em vôo fretado.

Melhor época: Chove de dezembro a maio, sendo a melhor época para se visitar os Lençóis de maio até o início de outubro, período em que as lagoas estão cheias, o resto do ano o com a ausência das chuvas, secam as lagoas. Mas segundo os moradores locais algumas lagoas nunca secam.

O Que levar: Protetor solar, um tênis para caminhadas ,máquina fotográfica e repelente.

Localização: O Parque estadual dos Lençóis Maranhenses está localizado a Nordeste do estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves.

O município de Barreirinhas fica a 277 Km de São Luís, capital do Maranhão.

Distâncias de Barreirinhas para: São Luís 277 Km, Fortaleza 659 Km, Salvador 1492 Km, Brasília 1998 Km, Vitória 2463 Km, Belo Horizonte 2514 Km, Rio de Janeiro 2860 Km, São Paulo 2990 Km, Florianópolis 3660.

Dicas do Viajante

estrela estrela estrela estrelaEnjoy your trip - e não enjoe!

Minha Foto "O passeio é excelente para quem sente enjoo em barcos, porque não há o menor risco de isso acontecer com a voadeira. Vale a pena!" enviada por Paula França
Novembro / 2004

estrela estrela estrela estrela estrelaBarreirinhas

Minha Foto "tive o privilégio de conhecer com a minha família,fui no final de janeiro e fiquei hospedada na Pousada Do Riacho e o senhor Ribas que é o proprietário é um excelente anfitrião,recebeu minha familia com o maximo de atenção,quem tiver vontade de conhecer eu recomendo,muito bom os passeios,principalmente o de quadriciclo é super divertido,Dany BH MG." enviada por Danielle
Janeiro / 2012

estrela estrela estrela estrela estrelaNão visitei AINDA ;)

Minha Foto "Animal a reportagem!!! As fotos estão incríveis...realmente dá MUITA vontade de ir prá lá, AGORA!!! " enviada por Camila Barbieri De Oliveira
Outubro / 2009

estrela estrela estrela estrela estrelaUma experiência Transcendental.

Minha Foto "Sem dúvida um dos lugares mais belos do mundo. Ao chegar uma sensação inexplicável de paz e harmonia, como se estivéssemos na presença de Deus. Também vale a pena o passeio aéreo para se ter uma noção da dimensão das lagoas. O mergulho nas águas frescas e doces das lagoas dos Lençóis Maranhenses, é uma experiência para o resto da vida. " enviada por Edson Ribeiro
Junho / 2006

estrela estrela estrela estrela estrelaFenomenal

Minha Foto "Lençois nada sabemos senão irmos de verdade,pois é fenomenal e nehum filme,foto nos mostra real/te o que tentamos transmitir ! nem parece que localiza-se no BRASIL e hospedagem ótima é no LENÇOIS FLAT, onde curtiremos tbém o Rio Preguiça com suas voadoras ! Conheça antes que acabe....." enviada por Paula
Novembro / 2008

estrela estrela estrela estrela estrelaLençóis Maranhenses

Minha Foto "Tomar banho nas lagoas faz-nos sentir uma emoção incrível, sente-se uma paz imensa, uma sensação de liberdade como se estivesse flutuando. Mas o alto do passeio é o sobrevoo de helicóptero pelos Lençóis que nos dá uma noção geral da beleza do lugar." enviada por Maria Cecilia Da Luz Ribeiro
Julho / 2006

estrela estrela estrela estrela estrelaUm deserto tropical

Minha Foto "A caminhada para Queimada dos Britos é uma das atrações mais espetaculares dos Lençóis Maranhenses." enviada por Ana Masella
Outubro / 2010
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
HOME DESTINOS ESPECIAIS ENVIE SUAS DICAS E FOTOS CLIMA HOTÉIS E POUSADAS MAPAS WALLPAPERS CADASTRE-SE GUIADEPRAIAS.TV ANUNCIE NO PORTAL
Hoteis e Pousadas no Litoral
Guia de Praias
© 2011 Guia de Praias - O Maior portal de praias do Brasil
Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução de qualquer foto ou texto deste site.