Guia de Praias: Maior Portal de Praias do Brasil

Formulário de Busca Geral no Portal
ACOMPANHE AS NOVIDADES PELO TWITTER OU FACEBOOK twitter facebook
       

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto de Temporada de Mergulho em Noronha border= Especiais Temporada de Mergulho em Noronha Se o que você quer é mergulhar, então a hora certa é agora e o lugar é Fernando de Noronha, nos meses de setembro e outubro a visibilidade lá é perfeita. Mesmo que você nunca tenha mergulhado, existem várias escolas espalhadas pela Ilha que estão habilitadas para te levar para todos os tipos de mergulho, desde o mais simples até mergulhos de altas profundidades em grandes naufrágios. Mergulhar neste paraíso é uma experiência inesquecível, não perca essa chance.
Foto de É temporada para avistar as Belas Baleias Francas no litoral catarinense. border= Ecologia É temporada para avistar as Belas Baleias Francas no litoral catarinense. As baleias Franca, escolheram a costa catarinense em sua migração como área de reprodução, onde são facilmente avistadas da praia. O turismo de observação de baleias pode ser praticado em uma área de aproximadamente 130 km de extensão na costa catarinense abrangendo Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Imbituba e Farol de Santa Marta em Laguna.
Foto de Dicas para aproveitar os dias Sol sem excessos. border= Dicas de Viagem Dicas para aproveitar os dias Sol sem excessos. Hoje em dia o sol pode ser muito prejudicial a nossa saúde, então preparamos algumas dicas e cuidados para você aproveitar ao máximo sua praia sem sofrer as consequências do sol em excesso.
Foto de Curiosidades sobre o Camarão na Moranga border= Gastronomia Curiosidades sobre o Camarão na Moranga Selecionamos para essa estréia um prato muito especial que é servido de uma forma bem particular e é claro, uma delícia da nossa culinária, o Camarão na Moranga.
Foto de Você sabe porque algumas igrejas antigas só possuem uma torre ? border= Especiais Você sabe porque algumas igrejas antigas só possuem uma torre ? Por volta do Século 18 (XVIII), durante a época brilhante do Estilo Barroco no Brasil, as igrejas construídas aqui guardam uma interessante e intrigante curiosidade, eram construídas com apenas uma torre.
Foto de Lençóis Maranhenses border= Especiais Lençóis Maranhenses Aproveite essa que é a melhor época para conhecer esse paraíso, pois as chuvas que caíram de dezembro a maio formaram espetaculares lagoas de águas cristalinas em suas areais.
Foto de Projeto Tamar Fernando de Noronha border= Ecologia Projeto Tamar Fernando de Noronha 30 anos do Projeto TAMAR e a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha.
Foto de Projetos que conservam a vida dos Mamíferos Marinhos border= Ecologia Projetos que conservam a vida dos Mamíferos Marinhos Nosso Litoral tem uma rica fauna marinha e algumas espécies ameaçadas, conheça o trabalho realizado por projetos que se dedicam a preservação da vida marinha.
Foto destaque de <
Gastronomia

Tapioca uma iguaria original do Brasil

Entre todos os hábitos e costumes nada mais expressivo e de certa maneira o que sela a identidade cultural de um povo como a culinária. Neste espaço colocaremos pratos marcantes e de forte presença em nossas praias, suas histórias e curiosidades, além de receitas e dicas para você preparar estas delícias em sua casa. O prato selecionado hoje é a tapioca, muito consumida na região nordeste do brasil, com forte presença no litoral.

É só você visitar qualquer destino do Nordeste que logo se depara com alguém vendendo Tapioca, essa delícia pouco conhecida na região Sul e Sudeste, nos últimos anos vem ganhando espaço e alguns restaurantes sofisticados já possuem Tapiocas Turbinadas em seus cardápios.

A Tapioca é originalmente um alimento indígena que caiu no gosto do brasileiro, por ter grande valor nutricional e principalmente pelo baixo custo. Sabemos que é muito comum na cultura indígena o consumo de raízes, entre  elas a mandioca (também chamada de macaxeira ou aipim) é uma das mais importantes e utilizada como base da alimentação de muitas tribos do Norte e Nordeste. 

A Goma da Tapioca como é conhecida, técnicamente é a fécula extraída da mandioca, também chamada de polvilho, goma seca ou polvilho doce. A Tapioca é feita a partir dessa goma que quando peneirada sobre uma superfície quente, coagula-se formando um disco de massa selhante a uma panqueca. 

“A grande variedade de recheios tornou a Tapioca uma iguaria muito apreciada e consumida até fora do Brasil”

Essa delícia brasileira começou a ser apreciada e consumida pelo homem branco na época da colonização, quando os portugueses descobriram a Tapioca, o consumo era tão comum que a chamaram de "Pão do Brasil". Gostaram tanto da iguaria que começaram a incrementar seus recheios.

Cada localidade tem sua forma particular de consumir a Tapioca, o mais comum é comer ela apenas com manteiga ou margarina, em alguns locais com queijo coalho e goiabada, leite condensado e coco ralado, carne seca com queijo, mas quando se fala em tapioca para o turista as receitas ganham uma grande variedade de recheios que tornam essa uma iguaria incrível e com infinitas possibilidades.

COMO OBTER A GOMA DE FORMA ARTESANAL

A Goma, pode ser obtida a partir da mandioca ralada e batida no liquidificador, para conseguir isso deve-se descascar a mandioca, cortar em pedaços pequenos e bater no liquidificador com um pouco de água, depois passe esse líquido por uma peneira e em seguida a fibra por um pano e torça até extrair apenas um líquido mais fino, nessa etapa não interessa em nada a fibra da mandioca que ficará no pano.

Depois de extrair o líquido, o processo será deixar em um recipiente por cerca de 3 horas, até que o polvilho sedimente no fundo e um líquido de tonalidade amarelada fique por cima, esse líquido é chamado de tucupi, que também não será utilizado, já que o objetivo agora é apenas a obtenção do polvilho (goma) que ficará sedimentado no fundo.

Depois retire o tucupi e deixe apenas o polvilho (goma), o ideal é secar essa goma obtida até que fique em forma de torrões úmidos, para isso utilize um pano limpo e se preciso deixe por cercade 1 hora no pano.

Mas se você não quer ter esse trabalho todo não se preocupe, porque a Goma de Tapioca também pode ser encontrada em todo país, vendida desidratada, e o processo para hidratá-la é muito simples e fácil, é só acertar o ponto e é isso que vamos ensinar agora, vamos à explicação.

PREPARANDO A GOMA DESIDRATADA ENCONTRADA EM SUPERMERCADOS

Antes de preparar a Tapioca você deve umedecer a goma, isso tem que ser feito com antecedência de no mínimo 3 horas antes do preparo, o ideal é deixar de um dia para o outro.

A Goma comprada em Supermercados como já foi dito virá desidratada, então o primeiro passo é despejar esse pó branco (goma) em um recipiente grande, já que você precisará de espaço para trabalhar. Em seguida separe uma jarra com aproximadamente 500ml de água para cada 1 Kg de Goma, o único cuidado que se deve tomar nessa etapa é de ir colocando aos poucos a água para que a goma não fique úmida demais.

Coloque aproximadamente meio copo de água por vez e vá misturando a massa com as mãos até que se formem torrões, mas será preciso que toda a goma esteja com essa consistência de torrões, esse é o ponto ideal. Você perceberá quando passou do ponto se essa goma tiver consistência de uma massa brilhante que escorre entre os dedos, ai para corrigir e chegar ao ponto ideal deve-se acrescentar mais goma seca.  Caso você não tenha separado um pouco de goma seca, não se desespere, pois você pode secar o excesso de água com um pano limpo.

Enfim a Goma está pronta para preparar a Tapioca, próximo passo será o processo de cocção da massa.

PREPARANDO A TAPIOCA NA FRIGIDEIRA

Para preparar a Tapioca você vai precisar apenas de frigideira antiaderente e uma peneira com malha média. Mas atenção, você não precisara untar a frigideira a massa se soltará sozinha.

- Pré-Aqueça a frigideira em fogo baixo.
- Coloque cerca de 3 colheres bem cheias de goma hidratada na peneira.
- Peneire os torrões até cobrir toda a superfície da frigideira.
- Deixe por cerca de 40 segundos e quando o disco começar a se soltar é só virar colocar o recheio e deixar por mais 40 segundos. Se quiser uma massa crocante deixe por mais tempo na frigideira.
- Após colocar o recheio é só servir como achar melhor, pode ser enrrolada, em meia-lua ou em disco.

SUGESTÃO DE RECHEIOS

A Tapioca pode ser doce ou salgada, fica ao seu critério, todas são muito boas e é difícil escolher a melhor opção, mas vejam algumas sugestões a seguir:

SALGADAS

Queijo Mussarela
Queijo Mussarela com Requeijão
Queijo Mussarela e Presunto
Queijo Mussarela e Presunto com Requeijão
Carne Seca
Carne Seca com Requeijão
Camarão
Camarão com Requeijão
Frango com Requeijão
Brócolis com Requeijão
Calabresa com Requeijão e Cebola

Morango, Coco Ralado e Leite Condensado

DOCES

Coco Ralado com Leite Condensado
Coco Ralado e Banana com Leite Condensado
Coco Ralado com Doce de Leite
Coco Ralado e Banana com Doce de Leite
Coco Ralado e Banana com Leite Condensado
Banana com Doce de Leite
Banana com Leite Condensado e Canela
Morango com Leite Condensado
Morango e Coco Ralado com Leite Condensado
Geléia de Amora
Goiabada com Queijo Branco ou Coalho
Doce de Abóbora

Não existem limites, seja criativo e invente o seu recheio, tudo é possível usando a tapioca, que vai bem até com sorvete. espero que tenham gostado. 

Grande Abraço e até a próxima dica gastronômica.

Comentários

Formulário de Cadastro
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
HOME DESTINOS ESPECIAIS ENVIE SUAS DICAS E FOTOS CLIMA HOTÉIS E POUSADAS MAPAS WALLPAPERS CADASTRE-SE GUIADEPRAIAS.TV ANUNCIE NO PORTAL
Hoteis e Pousadas no Litoral
Guia de Praias
© 2011 Guia de Praias - O Maior portal de praias do Brasil
Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução de qualquer foto ou texto deste site.