Guia de Praias: Maior Portal de Praias do Brasil

Formulário de Busca Geral no Portal
ACOMPANHE AS NOVIDADES PELO TWITTER OU FACEBOOK twitter facebook
       

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto de Tapioca uma iguaria original do Brasil border= Gastronomia Tapioca uma iguaria original do Brasil Entre todos os hábitos e costumes nada mais expressivo e de certa maneira o que sela a identidade cultural de um povo como a culinária. Neste espaço colocaremos pratos marcantes e de forte presença em nossas praias, suas histórias e curiosidades, além de receitas e dicas para você preparar estas delícias em sua casa. O prato selecionado hoje é a tapioca, muito consumida na região nordeste do brasil, com forte presença no litoral.
Foto de Temporada de Mergulho em Noronha border= Especiais Temporada de Mergulho em Noronha Se o que você quer é mergulhar, então a hora certa é agora e o lugar é Fernando de Noronha, nos meses de setembro e outubro a visibilidade lá é perfeita. Mesmo que você nunca tenha mergulhado, existem várias escolas espalhadas pela Ilha que estão habilitadas para te levar para todos os tipos de mergulho, desde o mais simples até mergulhos de altas profundidades em grandes naufrágios. Mergulhar neste paraíso é uma experiência inesquecível, não perca essa chance.
Foto de Dicas para aproveitar os dias Sol sem excessos. border= Dicas de Viagem Dicas para aproveitar os dias Sol sem excessos. Hoje em dia o sol pode ser muito prejudicial a nossa saúde, então preparamos algumas dicas e cuidados para você aproveitar ao máximo sua praia sem sofrer as consequências do sol em excesso.
Foto de Curiosidades sobre o Camarão na Moranga border= Gastronomia Curiosidades sobre o Camarão na Moranga Selecionamos para essa estréia um prato muito especial que é servido de uma forma bem particular e é claro, uma delícia da nossa culinária, o Camarão na Moranga.
Foto de Você sabe porque algumas igrejas antigas só possuem uma torre ? border= Especiais Você sabe porque algumas igrejas antigas só possuem uma torre ? Por volta do Século 18 (XVIII), durante a época brilhante do Estilo Barroco no Brasil, as igrejas construídas aqui guardam uma interessante e intrigante curiosidade, eram construídas com apenas uma torre.
Foto de Lençóis Maranhenses border= Especiais Lençóis Maranhenses Aproveite essa que é a melhor época para conhecer esse paraíso, pois as chuvas que caíram de dezembro a maio formaram espetaculares lagoas de águas cristalinas em suas areais.
Foto de Projeto Tamar Fernando de Noronha border= Ecologia Projeto Tamar Fernando de Noronha 30 anos do Projeto TAMAR e a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha.
Foto de Projetos que conservam a vida dos Mamíferos Marinhos border= Ecologia Projetos que conservam a vida dos Mamíferos Marinhos Nosso Litoral tem uma rica fauna marinha e algumas espécies ameaçadas, conheça o trabalho realizado por projetos que se dedicam a preservação da vida marinha.
Foto destaque de <
Ecologia

É temporada para avistar as Belas Baleias Francas no litoral catarinense.

As baleias Franca, escolheram a costa catarinense em sua migração como área de reprodução, onde são facilmente avistadas da praia. O turismo de observação de baleias pode ser praticado em uma área de aproximadamente 130 km de extensão na costa catarinense abrangendo Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Imbituba e Farol de Santa Marta em Laguna.

O turismo de observação de baleias pode ser praticado em uma área de aproximadamente 130 km de extensão na costa catarinense abrangendo Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Imbituba e Farol de Santa Marta em Laguna.

Geralmente pares de mãe e filhote são avistados, nadando em paralelo à costa, e muitas vezes expondo a enorme nadadeira peitoral ou a cauda, ou dando impressionantes saltos fora d´água - tudo isso muito perto da praia!

Qual é a melhor época

A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação na principal área de concentração, a APA da Baleia Franca, é entre a segunda quinzena de agosto e primeira quinzena de outubro, quando um maior número de baleias francas costuma estar na região, permanecendo por vários dias nas enseadas.

A Baleia

"Existem relatos de antigos caçadores que afirmam categoricamente ter caçado animais com mais de 18 metros de comprimento com cerca de 60 toneladas."

Antes de serem dizimadas as baleias francas foram uma das espécies de baleia mais abundantes em águas brasileiras e com caça indiscriminada desde o século XVII elas quase foram totalmente extintas.

Apesar de até hoje ainda sofrem risco de extinção sua população tem voltado a crescer graças ao trabalho do projeto Baleia Franca que com muita luta conseguiu transformar grande parte da costa catarinense em Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca. O Projeto é mantido pela Coalizão Internacional da Vida Silvestre - IWC/Brasil com patrocínio da Petrobras e dedica-se ao estudo e proteção desta espécie de baleia ameaçada e do ambiente marinho no Brasil.

O Projeto tem sede na praia de Itapirubá em Imbituba, onde recebe visitantes e orienta interessados em observar as baleias.

A Baleia Franca (Eubalaena australis) tem como característica o corpo negro e arredondado e manchas brancas irregulares na barriga e “verrugas” geralmente acinzentadas ou branco-amareladas na cabeça. Essas “verrugas” de nascença são diferentes em cada baleia, permitindo aos pesquisadores conhecê-las individualmente e assim preservar a espécie.

Observando as Baleias Francas sem perturbar

A Lei Federal 7.643/87 e a Portaria IBAMA 117/96, além da Instrução Normativa IBAMA 102/06 que se aplica à Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, garantem a proteção das baleias contra perturbações indevidas. Conheça algumas das normas para observar as baleias francas sem molestá-las:

- Respeite as áreas fechadas à observação embarcada na APA da Baleia Franca (veja mapa no site do Projeto);
- Respeite as distâncias de aproximação embarcada (desligar ou colocar os motores em neutro a 100m);
- Nunca avance bruscamente na direção das baleias;
- Nunca se aproxime por detrás das baleias, nem intercepte o seu curso, mantenha-se afastado em posição lateral;
- Não separe grupos de baleias ou mães de filhotes;
- Nunca religue os motores sem avistar claramente os animais na superfície;
- Não faça ruídos desnecessários, nem jogue qualquer objeto na água;
- Não permaneça junto às baleias por mais de 30 minutos;
- Nunca nade em direção às baleias, o risco de acidentes é grande!

Dicas para uma boa avistagem

Para ver as baleias a partir de terra, procure locais elevados e leve binóculos (10x50 são os melhores). Se embarcado, siga as normas acima para não perturbar as baleias, assegurando sua presença por mais tempo. Previna-se contra o frio
e os ventos com roupas adequadas. Conheça e respeite a cultura das comunidades locais. Informe-se junto ao Projeto Baleia Franca sobre operadores de ecoturismo recomendados.


Leia e Saiba mais no site do Projeto Baleia Franca (www.baleiafranca.org.br)

Galeria de Fotos


Comentários

Formulário de Cadastro Faça seu login no site para associar o comentário ao seu perfil!
Para comentários de usuários não cadasrtados os campos de nome e email são obrigatórios
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
HOME DESTINOS ESPECIAIS ENVIE SUAS DICAS E FOTOS CLIMA HOTÉIS E POUSADAS MAPAS WALLPAPERS CADASTRE-SE GUIADEPRAIAS.TV ANUNCIE NO PORTAL
Hoteis e Pousadas no Litoral
Guia de Praias
© 2011 Guia de Praias - O Maior portal de praias do Brasil
Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução de qualquer foto ou texto deste site.