Guia de Praias: Maior Portal de Praias do Brasil

Formulário de Busca Geral no Portal
ACOMPANHE AS NOVIDADES PELO TWITTER OU FACEBOOK twitter facebook
       

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto de Tapioca uma iguaria original do Brasil border= Gastronomia Tapioca uma iguaria original do Brasil Entre todos os hábitos e costumes nada mais expressivo e de certa maneira o que sela a identidade cultural de um povo como a culinária. Neste espaço colocaremos pratos marcantes e de forte presença em nossas praias, suas histórias e curiosidades, além de receitas e dicas para você preparar estas delícias em sua casa. O prato selecionado hoje é a tapioca, muito consumida na região nordeste do brasil, com forte presença no litoral.
Foto de Temporada de Mergulho em Noronha border= Especiais Temporada de Mergulho em Noronha Se o que você quer é mergulhar, então a hora certa é agora e o lugar é Fernando de Noronha, nos meses de setembro e outubro a visibilidade lá é perfeita. Mesmo que você nunca tenha mergulhado, existem várias escolas espalhadas pela Ilha que estão habilitadas para te levar para todos os tipos de mergulho, desde o mais simples até mergulhos de altas profundidades em grandes naufrágios. Mergulhar neste paraíso é uma experiência inesquecível, não perca essa chance.
Foto de É temporada para avistar as Belas Baleias Francas no litoral catarinense. border= Ecologia É temporada para avistar as Belas Baleias Francas no litoral catarinense. As baleias Franca, escolheram a costa catarinense em sua migração como área de reprodução, onde são facilmente avistadas da praia. O turismo de observação de baleias pode ser praticado em uma área de aproximadamente 130 km de extensão na costa catarinense abrangendo Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Imbituba e Farol de Santa Marta em Laguna.
Foto de Dicas para aproveitar os dias Sol sem excessos. border= Dicas de Viagem Dicas para aproveitar os dias Sol sem excessos. Hoje em dia o sol pode ser muito prejudicial a nossa saúde, então preparamos algumas dicas e cuidados para você aproveitar ao máximo sua praia sem sofrer as consequências do sol em excesso.
Foto de Curiosidades sobre o Camarão na Moranga border= Gastronomia Curiosidades sobre o Camarão na Moranga Selecionamos para essa estréia um prato muito especial que é servido de uma forma bem particular e é claro, uma delícia da nossa culinária, o Camarão na Moranga.
Foto de Você sabe porque algumas igrejas antigas só possuem uma torre ? border= Especiais Você sabe porque algumas igrejas antigas só possuem uma torre ? Por volta do Século 18 (XVIII), durante a época brilhante do Estilo Barroco no Brasil, as igrejas construídas aqui guardam uma interessante e intrigante curiosidade, eram construídas com apenas uma torre.
Foto de Lençóis Maranhenses border= Especiais Lençóis Maranhenses Aproveite essa que é a melhor época para conhecer esse paraíso, pois as chuvas que caíram de dezembro a maio formaram espetaculares lagoas de águas cristalinas em suas areais.
Foto de Projeto Tamar Fernando de Noronha border= Ecologia Projeto Tamar Fernando de Noronha 30 anos do Projeto TAMAR e a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha.
Foto destaque de <
Ecologia

Projetos que conservam a vida dos Mamíferos Marinhos

Nosso Litoral tem uma rica fauna marinha e algumas espécies ameaçadas, conheça o trabalho realizado por projetos que se dedicam a preservação da vida marinha.

 PROJETO TAMAR

Projeto TamarO Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, com o objetivo de realizar pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. Hoje o Tamar protege cerca de 1.100km de praias, através de 23 bases mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove Estados brasileiros.

Hoje o Tamar, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental. O Projeto Tamar/ICMBio é co-administrado pela Fundação Centro Brasileiro de Proteção e Pesquisa das Tartarugas Marinhas-Fundação Pró-Tamar, instituição não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1988 e considerada de Utilidade Pública Federal desde 1996.

O Tamar conta com patrocínio nacional da Petrobras, apoios e patrocínios regionais de governos estaduais e prefeituras, empresas e instituições nacionais e internacionais, além de organizações não-governamentais. Mas é fundamental, sobretudo, o papel das comunidades onde mantém suas bases e da sociedade civil em geral, que participa e ajuda o Projeto, individual ou coletivamente.

Leia Mais no site oficial do Projeto Tamar: www.tamar.org.br


PROJETO GOLFINHO ROTATOR

Projeto Golfinho RotadorO Projeto Golfinho Rotador, criado em 1990, é resultante da parceria do Centro Mamíferos Aquáticos, um centro de fauna especializado do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade / Ministério do Meio Ambiente, com o Centro Golfinho Rotador, uma organização não governamental socioambiental de Fernando de Noronha, e com a Petrobras, o patrocinador oficial.

A missão do Projeto Golfinho Rotador é utilizar a pesquisa científica sobre os golfinhos, para preservar seu comportamento natural, conservar Fernando de Noronha, promover um programa de Educação Ambiental e fornecer subsídios para o desenvolvimento sustentável de Fernando de Noronha.

Leia Mais no site oficial do Projeto Golfinho Rotador: www.golfinhorotador.org.br

 

PROJETO BALEIA FRANCA

Projeto Baleia FrancaO Projeto é mantido pela IWC/BRASIL em parceria com a PETROBRAS e desenvolve uma gama de atividades voltadas para a pesquisa e a conservação a longo prazo das baleias francas, segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção no planeta.

Nossa sede operacional, foi inaugurada em setembro de 2003, e centraliza as atividades do Projeto. O Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, na Praia de Itapirubá, Imbituba, SC, frente a uma das enseadas com maior freqüência de avistagens de baleias francas no Brasil, conta com um espaço de visitação, deck de observação de baleias, laboratório de pesquisa, escritórios administrativos, alojamento de pesquisadores e estagiários e biblioteca.

As Baleias Franca, escolheram a costa catarinense em sua migração como área de reprodução, onde são facilmente avistadas da praia. Venha e aproveite para conhecer o trabalho do Projeto Baleia Franca em sua sede na Praia de Itapirubá em Imbituba sc.

Leia Mais no site oficial IWC: www.baleiafranca.org.br

 

PROJETO BALEIA JUBARTE

Instituto Baleia JubarteEm 1987, durante os trabalhos de implantação do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, foi redescoberta a presença de uma pequena população remanescente de baleias jubarte e sugeriu-se a importância de Abrolhos como principal “berçário” da espécie no Oceano Atlântico Sul Ocidental. Assim nascia o Projeto Baleia Jubarte, com a finalidade de promover a proteção e pesquisa destes mamíferos no Brasil. Caravelas, no extremo sul da Bahia, passou assim, de importante porto baleeiro no Brasil Colônia a sede da primeira base de um projeto de conservação de jubartes no país.

O Projeto foi posteriormente, em 1996, transformado em Instituto Baleia Jubarte, organização não-governamental que possui como missão “conservar as baleias jubarte e outros cetáceos do Brasil, contribuindo para harmonizar a atividade humana com a preservação do patrimônio natural para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.”

Leia Mais no site oficial Instituto Baleia Jubarte: www.baleiajubarte.org.br

 

PROJETO PEIXE-BOI

Projeto Peixe BoiO Projeto Peixe-Boi foi criado em 1980 pelo Governo Federal, numa tentativa de fazer uma avaliação da situação em que se encontrava o peixe-boi marinho no Brasil. Em 1990, o Projeto recebeu o status de Centro Nacional de Conservação e Manejo de Sirênios, uma unidade descentralizada do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Desde então, conta com o apoio técnico-administrativo da Fundação Mamíferos Marinhos, uma organização não governamental sem fins lucrativos que capta recursos para investimentos no Projeto Peixe-boi.

Em 1998, o Centro foi promovido a Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos, sempre atuando em parceria com a Fundação Mamíferos Marinhos na execução do Projeto Peixe-Boi.

Para reverter o processo de extinção do peixe-boi marinho, o Projeto Peixe-Boi, com a unidade móvel "Iguarakue" fez um extenso levantamento na costa brasileira, através de entrevistas direcionadas às populações ribeirinhas, definindo as principais áreas de ocorrência desse mamífero aquático, recomendando a criação de Áreas de Proteção Ambiental e a implementação de Bases Executoras Regionais.

Para cumprir sua função, o Projeto Peixe-Boi resgata, reabilita e reintroduz peixes-bois no seu habitat natural. A reprodução e o nascimento de filhotes em cativeiro também são elementos importantes desta estratégia. Existem exemplos vitoriosos de animais que passaram por este processo, foram reintroduzidos e hoje são monitorados diariamente pela equipe técnica do Projeto.

Leia Mais no site oficial Projeto Peixe-Boi: www.projetopeixe-boi.com.br

OBS: Os textos descritivos dos Projetos foram retirados dos sites oficiais de cada projeto.



 

Comentários

Formulário de Cadastro
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
HOME DESTINOS ESPECIAIS ENVIE SUAS DICAS E FOTOS CLIMA HOTÉIS E POUSADAS MAPAS WALLPAPERS CADASTRE-SE GUIADEPRAIAS.TV ANUNCIE NO PORTAL
Hoteis e Pousadas no Litoral
Guia de Praias
© 2011 Guia de Praias - O Maior portal de praias do Brasil
Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução de qualquer foto ou texto deste site.