Guia de Praias: Maior Portal de Praias do Brasil

Formulário de Busca Geral no Portal
ACOMPANHE AS NOVIDADES PELO TWITTER OU FACEBOOK twitter facebook
       

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Foto de Tapioca uma iguaria original do Brasil border= Gastronomia Tapioca uma iguaria original do Brasil Entre todos os hábitos e costumes nada mais expressivo e de certa maneira o que sela a identidade cultural de um povo como a culinária. Neste espaço colocaremos pratos marcantes e de forte presença em nossas praias, suas histórias e curiosidades, além de receitas e dicas para você preparar estas delícias em sua casa. O prato selecionado hoje é a tapioca, muito consumida na região nordeste do brasil, com forte presença no litoral.
Foto de Temporada de Mergulho em Noronha border= Especiais Temporada de Mergulho em Noronha Se o que você quer é mergulhar, então a hora certa é agora e o lugar é Fernando de Noronha, nos meses de setembro e outubro a visibilidade lá é perfeita. Mesmo que você nunca tenha mergulhado, existem várias escolas espalhadas pela Ilha que estão habilitadas para te levar para todos os tipos de mergulho, desde o mais simples até mergulhos de altas profundidades em grandes naufrágios. Mergulhar neste paraíso é uma experiência inesquecível, não perca essa chance.
Foto de É temporada para avistar as Belas Baleias Francas no litoral catarinense. border= Ecologia É temporada para avistar as Belas Baleias Francas no litoral catarinense. As baleias Franca, escolheram a costa catarinense em sua migração como área de reprodução, onde são facilmente avistadas da praia. O turismo de observação de baleias pode ser praticado em uma área de aproximadamente 130 km de extensão na costa catarinense abrangendo Florianópolis, Palhoça, Garopaba, Imbituba e Farol de Santa Marta em Laguna.
Foto de Dicas para aproveitar os dias Sol sem excessos. border= Dicas de Viagem Dicas para aproveitar os dias Sol sem excessos. Hoje em dia o sol pode ser muito prejudicial a nossa saúde, então preparamos algumas dicas e cuidados para você aproveitar ao máximo sua praia sem sofrer as consequências do sol em excesso.
Foto de Curiosidades sobre o Camarão na Moranga border= Gastronomia Curiosidades sobre o Camarão na Moranga Selecionamos para essa estréia um prato muito especial que é servido de uma forma bem particular e é claro, uma delícia da nossa culinária, o Camarão na Moranga.
Foto de Você sabe porque algumas igrejas antigas só possuem uma torre ? border= Especiais Você sabe porque algumas igrejas antigas só possuem uma torre ? Por volta do Século 18 (XVIII), durante a época brilhante do Estilo Barroco no Brasil, as igrejas construídas aqui guardam uma interessante e intrigante curiosidade, eram construídas com apenas uma torre.
Foto de Lençóis Maranhenses border= Especiais Lençóis Maranhenses Aproveite essa que é a melhor época para conhecer esse paraíso, pois as chuvas que caíram de dezembro a maio formaram espetaculares lagoas de águas cristalinas em suas areais.
Foto de Projetos que conservam a vida dos Mamíferos Marinhos border= Ecologia Projetos que conservam a vida dos Mamíferos Marinhos Nosso Litoral tem uma rica fauna marinha e algumas espécies ameaçadas, conheça o trabalho realizado por projetos que se dedicam a preservação da vida marinha.
Foto destaque de <
Ecologia

Projeto Tamar Fernando de Noronha

30 anos do Projeto TAMAR e a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas em Fernando de Noronha.

Como acontece anualmente em julho a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas vai chegando na reta final no arquipélogo de Fernando de Noronha. 
Quem garante a segurança dessa reprodução são os profissionais do Projeto TAMAR (Programa Brasileiro de Conservação e Pesquisa das Tartarugas Marinhas) que está celebrando seu 30º aniversário com 
um grande evento chamado de “o dia da volta” e realizado em todas as 23 bases do Projeto no país, em nove Estados brasileiros, do Ceará a Santa Catarina. O Evento contou com bandas convidadas e a 
soltura simbólica do filhote 10 milhões, marca alcançada ao longo desta caminhada de recuperação da populações das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e que ainda se encontram 
ameaçadas de extinção. 
No arquipélago de Fernando de Noronha, a soltura aconteceu na praia do Boldró, sob o céu nublado e o mar agitado. Houve uma ampla divulgação em toda a ilha, sendo convidadas autoridades locais, que 
receberam uma camiseta alusiva à marca dos 10 milhões. Mais de 100 filhotes foram soltos e chegaram ao mar em segurança. O público incluiu turistas, guias e moradores locais.
O arquipélago de Fernando de Noronha é sítio de reprodução da tartaruga-verde (Chelonia mydas), que utiliza as praias arenosas do lugar para desovar entre os meses de dezembro e julho. É também área 
de alimentação, crescimento e repouso para juvenis desta espécie e da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata).
As praias de desova apresentam características propícias a um monitoramento diário, inclusive noturno nas áreas principais. A do Leão concentra 80% das ocorrências. As demais desovas acontecem ao longo 
do mar de dentro, entre as praias do Sancho e da Conceição. Cada estação reprodutiva, registra em média 100 desovas, gerando 8.900 filhotes da tartaruga verde.
A longa jornada do TAMAR começou em 1980 com um grande desafio: entender e proteger as tartarugas marinhas ao longo da costa brasileira. O programa agora monitora cerca de 1.100 km de costa e áreas 
oceânicas, com 23 bases de pesquisa, promovendo a geração de trabalho para cerca de 1.300 pessoas – 85% pertencentes à comunidades locais. Tudo foi construído baseado no processo de “aprender 
fazendo”, com as comunidades, associado a realidades governamentais e a necessidade da conservação das tartarugas marinhas. As estratégias aplicadas reduziram drasticamente a caça das tartarugas e 
a coleta dos ovos.
Estando em Fernando de Noronha não deixe de visitar o Centro de Visitantes-Museu Aberto das Tartarugas Marinhas que fica localizado na Alameda Boldró, s/n, 
Informações Tel (81)3 619-1171/1174 - Fax (81)3619-1367 - e-mail: infonoronha@tamar.org.br
Fonte: Site Projeto Tamar (www.tamar.org.br)
Como acontece anualmente em julho a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas vai chegando na reta final no arquipélogo de Fernando de Noronha.

Quem garante a segurança dessa reprodução são os profissionais do Projeto TAMAR (Programa Brasileiro de Conservação e Pesquisa das Tartarugas Marinhas) que está celebrando seu 30º aniversário com um grande evento chamado de “o dia da volta” e realizado em todas as 23 bases do Projeto no país, em nove Estados brasileiros, do Ceará a Santa Catarina. O Evento contou com bandas convidadas e a soltura simbólica do filhote 10 milhões, marca alcançada ao longo desta caminhada de recuperação da populações das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil e que ainda se encontram ameaçadas de extinção. 

No arquipélago de Fernando de Noronha, a soltura aconteceu na praia do Boldró, sob o céu nublado e o mar agitado. Houve uma ampla divulgação em toda a ilha, sendo convidadas autoridades locais, que receberam uma camiseta alusiva à marca dos 10 milhões. Mais de 100 filhotes foram soltos e chegaram ao mar em segurança. O público incluiu turistas, guias e moradores locais.

O arquipélago de Fernando de Noronha é sítio de reprodução da tartaruga-verde (Chelonia mydas), que utiliza as praias arenosas do lugar para desovar entre os meses de dezembro e julho. É também área de alimentação, crescimento e repouso para juvenis desta espécie e da tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata).

As praias de desova apresentam características propícias a um monitoramento diário, inclusive noturno nas áreas principais. A do Leão concentra 80% das ocorrências. As demais desovas acontecem ao longo do mar de dentro, entre as praias do Sancho e da Conceição. Cada estação reprodutiva, registra em média 100 desovas, gerando 8.900 filhotes da tartaruga verde.

 
A longa jornada do TAMAR começou em 1980 com um grande desafio: entender e proteger as tartarugas marinhas ao longo da costa brasileira. O programa agora monitora cerca de 1.100 km de costa e áreas oceânicas, com 23 bases de pesquisa, promovendo a geração de trabalho para cerca de 1.300 pessoas – 85% pertencentes à comunidades locais. Tudo foi construído baseado no processo de “aprender fazendo”, com as comunidades, associado a realidades governamentais e a necessidade da conservação das tartarugas marinhas. As estratégias aplicadas reduziram drasticamente a caça das tartarugas e a coleta dos ovos.

Estando em Fernando de Noronha não deixe de visitar o Centro de Visitantes-Museu Aberto das Tartarugas Marinhas que fica localizado na Alameda Boldró, s/n.

Informações Tel (81)3 619-1171/1174 - Fax (81)3619-1367 - e-mail: infonoronha@tamar.org.br

Fonte: Site Projeto Tamar (www.tamar.org.br)

Comentários

Formulário de Cadastro Faça seu login no site para associar o comentário ao seu perfil!
Para comentários de usuários não cadasrtados os campos de nome e email são obrigatórios
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
HOME DESTINOS ESPECIAIS ENVIE SUAS DICAS E FOTOS CLIMA HOTÉIS E POUSADAS MAPAS WALLPAPERS CADASTRE-SE GUIADEPRAIAS.TV ANUNCIE NO PORTAL
Hoteis e Pousadas no Litoral
Guia de Praias
© 2011 Guia de Praias - O Maior portal de praias do Brasil
Todos os direitos reservados. Proibido a reprodução de qualquer foto ou texto deste site.